Em resposta a Marshall McLuhan

Quando a tecnologia ocupava um lugar muito menor no cotidiano das pessoas, ainda na década de 1960, Marshall McLuhan defendeu a tese de que os meios de comunicação e os avanços tecnológicos eram uma espécie de extensão do corpo humano. Na medida em que nos relacionamos com esses aparatos, nosso corpo e nossa maneira de pensar se transformam, adaptam-se a essa nova realidade sem a qual não podemos viver mais. Ao mesmo tempo em que nossas habilidades e capacidades se expandem, esses acréscimos realizam o que ele chama de auto-amputação, quer dizer, ao tomar o lugar dos nossos membros, a tecnologia acaba por dispensá-los daquilo que realizavam anteriormente.

 

Enfim, toda essa introdução é para apresentar um videoclipe que dialoga com os devaneios de McLuhan. Em Tiny Tortures, Elijah Wood (ele mesmo, o Frodo), sonha com uma espécie de revolução das máquinas, que resolvem recompor seu braço amputado.

 

Quem assina a música Tiny Tortures é Flying Lotus, nome artístico de Steven Ellison, produtor musical de Los Angeles, sobrinho-neto de John Coltrane. Com esse nome lançou 4 álbuns de música eletrônica, além de ter trabalhado com figuras como José James, Thom Yorke e Alejandro Jodorowsky. Como Captain Murphy lançou também, em 2012, uma mixtape de rap. A direção de Tiny Tortures é de David Lewandowski.

 

Tiny Tortures, de Flying Lotus:
[vimeo clip_id=”54585743″ height=”390″ width=”700″]

Confira o making of:

compartilhe

Você também pode gostar de:

A Ori+Usagi concluiu o processo de criação do logotipo e reestruturação do site do Dr. Roberto Márcio, oftalmologista especialista no tratamento clínico e cirúrgico de doenças corneanas.   O desenho do logotipo partiu da construção de um elemento contemporâneo, simples e abstrato, que faz referência ao olho humano. A paleta de cores é sóbria, em […]

A parceria da Ori + Usagi com a banda Cartoon segue adiante com o projeto “Cartoon Convida”. Idealizado pela banda, pela equipe de produção (com colaboração da agência) e realizado no Stonehenge Rock Bar, o projeto tem o objetivo de abrir as portas da casa, uma vez por mês, para a música autoral e independente […]