Para onde vai a internet?

A internet tem alterado substancialmente a maneira como nos relacionamos com as pessoas, com as instituições, com os serviços públicos e com os mercados. Os modelos de articulação em rede e de autogestão foram potencializados e popularizados com o advento de uma série de ferramentas de interação. Algumas delas já fazem parte da cultura dos protagonistas da sociedade da informação, nós, os “incluídos digitais”. O verbo “curtir” nunca foi tão conjugado quanto nesses tempos de explosão de popularidade do Facebook.

 

Deixemos de lado a discussão sobre os benefícios e malefícios que essas transformações representam. Eliminemos também as figuras dos gurus da internet, a face luminosa, midiática e milionária do processo, porque já tem gente demais falando deles. Voltemos nosso olhar para os programadores, personagens centrais dessa camada subterrânea que pensa e orienta os rumos da web 2.0.

 

Para se ter uma ideia do que se passa na cabeça dos programadores, para onde as suas pesquisas vão levar a internet e, junto com ela, todos nós, um dos lugares mais legais a se visitar é o Chrome Experiments, uma prateleira de inovações em HTML5 e JavaScript, que acaba de comemorar a exposição do quingentésimo projeto. A proposta é estimular programadores a pensar uma internet mais livre, mais divertida e mais rápida. Todo o conteúdo é colaborativo e qualquer desenvolvedor web pode submeter um trabalho à avaliação. Aqui você cai direto na página comemorativa dos 500 projetos. Cada partícula dessa aí se mexendo é link para um experimento diferente, que articula as potencialidades do browser, as novidades do HTML5 e a criatividade dos seus autores. Em geral, os experimentos apontam para uma internet cada vez mais ligada na riqueza da experiência estética que essas inovações podem oferecer.

 

Como esse post aponta para pelo menos 500 links diferentes, vamos destacar aqui alguns dos nossos preferidos:

 

Staggering Beauty – cuidado que essa minhoca tem um alto poder de causar ataque epilético.

The Wilderness Downtown – clipe interativo para a música “We used to wait” do Arcade Fire.

Arms Globe – um mapa do fluxo de importação e exportação de armas no mundo, de 1992 a 2010.

 

compartilhe

Você também pode gostar de:

Uma semana de correria, solução de imprevistos, planejamento, acertando daqui, acertando dali… e abastecida com muito doce de leite, é claro. Vamos deixar aqui embaixo um aperitivo do que foi essa semana de gravação da campanha teaser do famoso Doce de Leite Viçosa, que vai estrear em agosto com nova embalagem. Trabalhar se divertindo é […]

Você sabia que o chocolate Diamante Negro tem esse nome em homenagem a um ex-jogador de futebol? Leônidas da Silva, também conhecido como Diamante Negro, se destacou no Botafogo, Flamengo, São Paulo e na seleção brasileira da década de 1930. Ele é o inventor do famoso “gol de bicicleta” e foi homenageado pela marca de […]