Produção Gráfica: a garantia para o melhor resultado (parte 2)

Como prometido no post anterior, conheça alguns detalhes do processo de produção da sinalização dos escritórios da Portugal Murad Direito de Negócios. O projeto contemplou estudo, produção e instalação de três placas no escritório de Belo Horizonte e duas no escritório em São Paulo.

 

1 ) Após a análise do briefing e dos projetos arquitetônicos dos escritórios, foi criado o layout da sinalização e as devidas simulações de aplicação das placas. A peça principal do projeto de sinalização foi a reprodução do logotipo em letras caixa aplicadas diretamente em superfície rígida (porta e parede).

 

2 ) A produção gráfica realizou estudo de material para a confecção em conjunto com a criação. A letra caixa foi projetada em MDF 20mm com aplicação de adesivo imitando aço escovado na superfície, com as laterais  pintadas de preto. Assim, seria possível obter um resultado estético que transmitisse o requinte que caracteriza o escritório.

 sinalização Portugal Murad 2

3 ) Definido o padrão, diversos orçamentos foram realizados e praticamente todos os fornecedores afirmaram que era impossível produzir as letras caixa da assinatura da marca (campo inferior), devido ao formato reduzido e espessura muito fina. Como solução, sugeriram a substituição das letras caixa por adesivo.

 

4 ) Como a agência não concordou com o prognóstico, insistiu na busca de outros fornecedores capazes de executar o projeto. Nova pesquisa até chegar à Viniltec, especializada em trabalhos detalhados, com corte a laser. Além de possuir máquina adequada para a demanda, a empresa conta com parceiros em São Paulo, o que tornaria a instalação mais assertiva na capital paulista. Entretanto, para viabilizar a produção e garantir o resultado final, a empresa exigiu que o MDF da parte inferior fosse produzido com pelo menos 6 mm de espessura (profundidade).

 sinalização Portugal Murad 4a

 

5 ) Durante a produção, algumas letras quebraram-se devido à fragilidade da espessura de suas hastes (tinham cerca de 1mm a 2mm). Para solucionar o problema, a Viniltec e a Produção Gráfica optaram por aumentar essas letras.

 sinalização Portugal Murad 5

6 ) Quando as peças foram cortadas e estavam prontas para a adesivação da superfície (com textura de aço escovado), percebeu-se que a área de contato das letras menores eram tão pequenas que não ofereciam aderência suficiente para a colagem do adesivo, soltando-se facilmente. Dessa forma, foi necessário substituir a adesivação pela pintura com tinta esmalte sintético prata opalescente, um trabalho manual e bem detalhado. O processo também foi adotado nas letras maiores para obter estética homogênea no “Portugal Murad”.

 sinalização Portugal Murad 6

7 ) Tudo pronto para a instalação em Belo Horizonte. Na primeira etapa criou-se no local de aplicação a máscara com as marcações de colagem das letras mantendo distância e alinhamento uniformes. A equipe, formada por profissionais da Viniltec e da Ori+Usagi, precisou desenvolver um processo distinto para as letras menores, com super cola, enquanto utilizou a tradicional fita dupla face (Vhb 3M) para as letras maiores. O processo de fixação durou cerca de cinco horas, pois precisou ser realizado com muita delicadeza. Todo o processo foi filmado para que a equipe de instalação em São Paulo seguisse os mesmos passos e realizasse a instalação corretamente.

 

8 ) A logística de transporte das letras caixa de Belo Horizonte para São Paulo foi planejada para evitar imprevistos. As letras foram embaladas individualmente em “placas” de papelão e dispostas umas ao lado das outras, para evitar danos no transporte.

 

sinalização Portugal Murad 8

 

9 ) Em São Paulo, o mesmo procedimento, seguindo as orientações determinadas e missão cumprida.

 

O mês de realização do projeto gerou diversas idas e vindas, diferentes adaptações, mas alcançou resultado extremamente satisfatório para os objetivos da agência, do fornecedor e do cliente. Enfim, a persistência pela busca do melhor resultado estético e a disposição de todos os envolvidos para solucionar os problemas valeram a pena.  Caso o trabalho fosse executado sem o acompanhamento da equipe de Produção Gráfica, representada por Aline Carvalho e com a supervisão de Gabriella Araújo, dificilmente o projeto corresponderia às expectativas. Nesse caso, como em outras situações ainda mais complexas, a Produção Gráfica foi fundamental para garantir o melhor resultado.

compartilhe

Você também pode gostar de:

Encontrar o ponto certo entre a funcionalidade e a estética é um dos desafios que movem o design, e também o webdesign. O site da Vicalina buscou a medida dessa equação para demonstrar a beleza e os benefícios dos produtos da marca em harmonia com um projeto leve, com linguagem moderna, e estrutura adaptada para […]

  Que tal esculpir o fascinante movimento do corpo humano utilizando materiais inusitados? Essa é a ideia por trás de “Moment in time”, projeto realizado pelas produtoras JL Design e KORB para a identidade visual do canal de documentários da rede de televisão chinesa CCTV.   Os quatro vídeos exploram situações íntimas e pessoais sob a perspectiva […]