Luz, câmera, ação e muito mais

O que você vê quando assiste um filme? A história, a interpretação dos atores? Além das peculiaridades narrativas e das atuações, a arte cinematográfica envolve um conjunto de conceitos e recursos técnicos e estéticos que nem sempre são percebidos pela maioria do público, mas que são igualmente importantes para a criação da obra e a construção das sensações que o filme pretende causar.

 

O conhecimento sobre a história do cinema, suas teorias, os artifícios artísticos que cercam a produção, a linguagem, fotografia, associados à sensibilidade e a vivência do espectador, criam as ferramentas que transformam decisivamente um olhar passivo em uma visão crítica, aprimorada sobre o filme. Essa base potencializa a experiência cinematográfica e a capacidade de interpretação diante da amplitude artística que cerca (ou falta) a determinado filme. E para abrir olhos e mentes de cinéfilos sobre essas possibilidades racionais e subjetivas do cinema, o crítico Pablo Villaça ministrou na última semana, em Belo Horizonte, a 43ª edição do Curso de Linguagem e Crítica Cinematográfica.

 

O crítico mineiro, fundador e diretor do portal Cinema em Cena, é um dos profissionais mais respeitados no Brasil e, através do curso, compartilha uma parcela do seu conhecimento com alunos amantes da sétima arte, entre eles, o integrante da agência que vos escreve. O curso transita, ainda que rapidamente, mas sempre com propriedade, por um conteúdo rico organizado em: História da Crítica, Função e Formação do Crítico; O Cinema e sua Linguagem, seu Tempo e sua Realidade; O Cinema e a Narração; A Montagem; O Espectador e o Fenômeno da Identificação; Roteiro e Direção; Direção de Arte, Fotografia e Som; Metodologia de Trabalho e Cotações. Além de atender o proposto, Pablo estimula a atenção da turma com exemplos ilustrativos de filmes clássicos e atuais, didática envolvente e descontraída, além de fomentar o debate, estimulando a exposição de dúvidas e a apresentação das interpretações dos próprios alunos.

 

Participar do curso é uma experiência construtiva, que certamente agrada ao amante da arte e aos profissionais que possuem alguma ligação à área, como comunicólogos, que mesmo sem se deparar com uma metodologia acadêmica, encontram oportunidade para rever conceitos e aprender ainda mais. Em 2013, Pablo Villaça pretende inaugurar o novo módulo do curso, mas enquanto o ano não chega e não há novas turmas do módulo original agendadas, vale conferir um pouco dos argumentos do autor do curso para entender como um filme pode dizer muito mais do que a compreensão primária e objetiva da história.

 

Videocast Cinema em Cena – O trabalho do crítico ou Cenas em Detalhes #01: Os Bons Companheiros

[embedplusvideo height=”269″ width=”430″ standard=”http://www.youtube.com/v/1BgpTPFO6BQ?fs=1″ vars=”ytid=1BgpTPFO6BQ&width=430&height=269&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=0&chapters=&notes=” id=”ep3567″ /]

Videocast Cinema em Cena: Cenas em Detalhes #03: O Segredo de Brokeback Mountain

[embedplusvideo height=”281″ width=”450″ standard=”http://www.youtube.com/v/T–H5QiBwNs?fs=1″ vars=”ytid=T–H5QiBwNs&width=450&height=281&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=0&chapters=&notes=” id=”ep5180″ /]

Videocast Cinema em Cena: Cenas em Detalhes #05 – 2001 – Uma Odisseia no Espaço (Parte 1)

[embedplusvideo height=”281″ width=”450″ standard=”http://www.youtube.com/v/ufo9euPdIDo?fs=1″ vars=”ytid=ufo9euPdIDo&width=450&height=281&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=0&chapters=&notes=” id=”ep9092″ /]

Clique aqui para acessar o blog de Pablo Villaça e aqui para acompanhar as suas críticas.

compartilhe

Você também pode gostar de:

(por André Coelho)   A inércia criativa é um problema. E quando percebemos essa sensação de falta de estímulo, é hora de mexer o esqueleto e buscar novas referências, novos caminhos, novas tentativas. Às vezes se atrever simplesmente pela experiência. E o que é experimentar? É conhecer, testar, provar, sem saber exatamente qual será o […]

O senso comum diz que cartórios são lugares chatos e frios, certo? Não exatamente. O Cartório de Registro de Imóveis de Nova Lima, além de oferecer conforto e comodidade aos clientes, com serviços diferenciados, também aposta na responsabilidade social.   Com foco na atuação social do cartório, em julho a Ori+Usagi criou a identidade visual […]