Produção Gráfica: a garantia para o melhor resultado (parte 1)

Ainda que desconhecido por grande parte dos clientes, o setor de Produção Gráfica em uma agência é de vital importância para a realização de projetos impressos. De nada adiantaria uma criação impecável se a sua materialização fosse realizada sem o controle técnico de qualidade. Um layout bonito na tela pode se transformar em um fiasco sem a correta execução.

 

A produção gráfica é a garantia de que os trabalhos planejados, criados e aprovados sejam viabilizados e executados da melhor maneira possível. É a produção que se responsabiliza, por exemplo, pela pesquisa dos fornecedores mais adequados a cada projeto (como qual o tipo de gráfica, plotter, sinalização deve-se trabalhar); que realiza a avaliação técnica e de capacidade produtiva de cada fornecedor; que assume a negociação dos melhores orçamentos para o cliente; que define os materiais e acabamentos apropriados a cada caso (o que pode e deve influenciar o processo criativo e estratégico); que conclui a aprovação e liberação de provas; que acompanha e vistoria instalações. Para tanto, o profissional de produção precisa ter conhecimento técnico de diferentes processos gráficos, assim como ter boa capacidade de negociação e muito jogo de cintura para contornar situações imprevistas. Afinal, da tela do computador para a realidade pode haver muitas variáveis que pixel algum revela.

 

Para compreender um pouco melhor a atuação da produção gráfica, o próximo post do blog irá exemplificar um processo de produção a partir da situação real de um cliente da agência. Trata-se do processo de sinalização dos escritórios da Portugal Murad Direito de Negócios, em Belo Horizonte e São Paulo, realizado pela Ori + Usagi em parceria com a Viniltec.

 

As nuances do projeto demonstram bem uma parcela de cuidados e variações que precisaram ser levados em conta para assegurar o sucesso da operação. Aguarde.

 Escala Pantone

compartilhe

Você também pode gostar de:

(por André Coelho)   A inércia criativa é um problema. E quando percebemos essa sensação de falta de estímulo, é hora de mexer o esqueleto e buscar novas referências, novos caminhos, novas tentativas. Às vezes se atrever simplesmente pela experiência. E o que é experimentar? É conhecer, testar, provar, sem saber exatamente qual será o […]

O que você vê quando assiste um filme? A história, a interpretação dos atores? Além das peculiaridades narrativas e das atuações, a arte cinematográfica envolve um conjunto de conceitos e recursos técnicos e estéticos que nem sempre são percebidos pela maioria do público, mas que são igualmente importantes para a criação da obra e a […]